quinta-feira, janeiro 22, 2009

A BANALISAÇÃO DA INOCÊNCIA...

Preciso desabafar. Tenho notado algumas mudanças no comportamento da "juventude" de hoje que é digamos, um pouco diferente da minha época (lembrem-se que sou velho, ou como eu mesmo gosto de me referir "old scholl").

Especificamente, tenho notado que a inocência está se perdendo, e temos uma grande culpada pra isso: a mídia. A cultura de massa atualmente é dominada por violência e apologia ao sexo, seja na música, televisão, jornais, e desfigura o que antes era maravilhoso.

Estou um pouco triste como isso se esvai. Meninas de 16 anos não mais pensam em namorar, casar e ter filhos, arrumar o cara mais lindo da escola e ir ao cinema e passear de mãos dadas. O romantismo juveniu se perde a cada segundo. Hoje o sexo, o status, e o dinheiro falam muito mais alto. Elas não querem mais arriscar um namoro por que "ela só tem 16, e é muito nova pra se prender a alguém". A grande banalização dos sentimentos que vem nessa onda cultural pós-moderna traz essas consequências para elas e até eles também. E dá-lhe micareta beijar 20 e cerveja na mente!

Antes que atirem a primeira pedra eu entendo a situação e já passei por isso, todos precisam se divertir ou se preservar, mas só resolvi ilustrar como o nosso processo de desumanização está acelerado.

Escrevi esse texto baseado em uma conversa de amigos meus sobre uma amiga que não quer namorar por que tem medo. Isso REALMENTE me deixou triste, por que ela e outras vão deixar de ter experiências maravilhosas, que as farão crescer, por culpa de outras pessoas que as magoaram, pessoas essas pré-influenciadas inconcientemente por uma cultura de massa que é cada dia mais pobre. E os sentimentos verdadeiros se vão...

Na TV elas não assistem mais a "Meu primeiro amor", e sim "Furacão 2000". Mas esperança ainda continua viva enquanto vierem as reprises da Sessão da Tarde. Prefiro acreditar que sim.


(Mas ainda acho INCRÍVEL gostar de alguém sem se preocupar se amanhã tudo vai mudar, é uma pequena grande magia...)

11 comentários:

Adolpho disse...

pois é , esse é o mundo moderno onde o individualismo cresce cada vez mais,pensei assim também mas logo percebi a burrada que estava fazendo, nada melhor que obter experiência de vida, correr o risco e planejar. eu tive os meus motivos para um dia ter pensando um pouco como o que você descreveu.Enfim enquanto o tempo passa e observamos essa nova juventude eu penso "a tendência é piorar".

Andressa Xavier disse...

Interessante o post.

Mas estou confusa demais pra comentar o que eu entendi, beijo :*

Rafaela Victor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafaela Victor disse...

Sim, eu ainda assisto 'Meu primeiro amor' e continuo achando lindo todas aquelas descobertas deles *-*
Um bom assunto a ser abordado (h5)
aaaah, virei seguidora! Beijos ;*

Yasmin Paula disse...

"Mas ainda acho INCRÍVEL gostar de alguém sem se preocupar se amanhã tudo vai mudar, é uma pequena grande magia..."

eu tb acho realmente INCRÍVEL

Mila disse...

É, tá complicado, fiz um post parecido, o amor a moda antiga era tao mais romantico, né? E nao se preocupe pq a tv faz a cabeça das pessoas em muitas outras coisas, mas tomara que melhore né, pq a tendencia é outra... Enfim, gostei do blog, visitarei mais vezes! Beijo!

Rezzito disse...

Olá Lerik não sabia do seu blog rs
Futucando o do adolpho xeguei aki..........gostei do texto e concordo, mas sei lah....quanto a uma menina de 16 anos achar q eh muito nova para se prender a alguém....axo q tem um pouco a ver com a independencia da mulher....axo que foi conduzida da forma errada...ela deveria buscar seus direitos como cidadã e não se igualar aos homens daquela época e isso respinga nas meninas de hoje que querem se comportar com "atitudes masculinas".
Tenho penaaaa...vejo meninas de 13 anos dizendo " Ah o Malvino Salvador!! Eu deixo ele fazer tudo"
ou gritando que é piranha e ninguém vai a segurar....acho que a tendencia eh dar razão aos nossos pais quando ficaraum chocados com a onda do "ficar"....da medo de pensar o que está por vir.....abraços rapaz...

Mila disse...

OOpa, não lembro como achei o blog, mas foi entrando em uns e outros e achei esse que me interessou, virei até seguidora! =)

Um beijo e parabéns pelo blog!

p.s.: Não sei seu orkut, como vou te add? rsrsrs, qquer coisa é só me procurar pelo nome que nos vemos por lá!

Eu disse...

Entendo bem o que você quiz dizer, e me indentifiquei basntante com o a parte qe você disse qe as pessoas tem meno de relacionar por causa dos relacionementos passados que não deram certo :s e isso no meu caso pelo menos é a mais pura verdade, mas tambem é porque não apareceu a pessoa que fisesse eu perder esse medo (..)
-
Obrigada pela força (;

Zé Recker disse...

Yeah, comecei a ler seu blog hoje cara, e é difícil acreditarmos que a adolescência de hoje não assiste à programas ou lê coisas que nos fizeram tão bem, pra crescermos juntos com todos. Alguns simplesmente querem crescer e acabam se esquecendo da fase em que estão. Mas como dizia um grande amigo meu, "o mundo está em constante mudança"!
Espero que mudemos para melhor !

Abraço.

Mariana Vianna disse...

Infelizmente, pela idade que tenho (17 anos), conheço várias pessoas desse tipo. Muitos acham que pela idade que tenho, tenho que concordaar com certas coisas. Realemtente, nãoa cho nem um pouco legal esse tipo de atitudees, acho que o sexo está sendo apoiado de uma maneira muito errada. Sexo é siim uma forma de AMAR. AMAR! Não é uma coisa banal quee você faz hoje com um, amanhã coom outro, final de semanaa com fulago, sabee? Acho que, não só meniinas, mas os meniinos também não estão entendendo o verdadeiiro significado disso e de ser jovem. É tristee ver como a maioria dos jovens hj em diia estãao se desvalorizando. Decepcionante.